Skoob – A maior rede social de leitores do Brasil

Skoob3

Por Ana Carolina, Elaine Oliveira, Nicolas Melo e Pompeia Alves

Já pensou em uma rede social, na qual você possa organizar informações sobre os livros que leu, criar metas de livros que ainda vai ler, trocar livros e opiniões com outros leitores? Pois essa rede existe. Trata-se da Skoob, a primeira e a maior rede social para leitores do Brasil, que funciona como uma estante virtual. Para participar, basta se cadastrar, ou entrar pela conta do Facebook. No ambiente virtual totalmente personalizado, oferecido pela Skoob, você pode ainda curtir, seguir leitores publicar livros e criar resenhas sobre livros que já foram lidos.

A ideia de criar a Skoob surgiu através de uma conversa em uma roda de amigos e foi desenvolvida e fundada por Lindenberg Moreira, em 2009, sem a pretenção de muitos seguidores, porém acabou surpreendendo com mais de sete mil usuários cadastrados em apenas um mês da criação. Atualmente, segundo a Wikipédia, conta com 2,3 milhões de usuários, os chamados “skoobers”. Embora seu público alvo seja o de leitores, a rede se assemelha das outras redes sociais porque contém perfil, lista de amigos, grupos, mensagens, mural e seguidores.

A estudante do ensino médio, Cibele Alves, de Guarulhos – SP, conta que há dois anos utiliza a Skoob, pois é uma plataforma prática, que a mantém organizada em relação à suas leituras atuais e futuras, bem como ajuda a descobrir novos livros e bons autores, além de oferecer cortesias e promoções com frequência.

Após a criação da rede social e interação virtual entre leitores, surgiram os encontros de skoobers. Segundo Lindenberg Moreira, em entrevista para a revista Biblioo, o primeiro encontro de skoobers ocorreu em 2009, no Rio de Janeiro, depois passou a acontecer com frequência e em outras cidades, sempre com temas específicos, brincadeiras e sorteios. A Skoob já proporcionou a presença de autores nacionais em alguns dos encontros.

Em 2014, A Skoob lançou APP gratuito para smartphones, com novidades exclusivas, a exemplo da disponibilização de primeiros capítulos de livros lançados por editoras parceiras.

A Skoob conta ainda com o Skoobinho, um espaço virtual especial, dedicado às crianças, onde elas também podem trocar seus livros, com a ajuda dos pais, o que proporciona o incentivo à leitura desde cedo.

Em tempos passados era preciso se deslocar até uma biblioteca ou comprar livros em livrarias. Com o grande avanço tecnológico, a leitura em rede proporciona mais comodidade. Este é mais um exemplo de como a sociedade passa por mudanças para acompanhar o progresso da tecnologia. Como diz Castells em seu livro A Sociedade em Rede, os espaços estão sendo alterados e através desses novos espaços é possível expressar opiniões, conversar, e no caso do Skoob, fazer parte de uma comunidade virtual e compartilhar informações com outros leitores. A proximidade é um dos benefícios que a tecnologia digital trouxe para a sociedade.

Assista o vídeo abaixo e saiba como utilizar a Skoob.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s