Jornalismo cidadão, a colaboração fluindo nas redes sociais

Com toda tecnologia disponível atualmente, aparecem formas diferentes e compactas de registrar imagens e gravar vídeos, e com isso vem a possibilidade de qualquer cidadão ser um “formador de opinião”, tirando o jornalista de formação do pedestal de detentor da fala. O Jornalismo cidadão é construído a partir de testemunhos sobre aquilo que interfere no cotidiano alheio, chegando a competir com os meios do jornalismo tradicional como a televisão, rádio e etc.

Jornalismo colaborativo 2

Em toda história as pessoas quiseram falar e opinar sobre tudo. Agora, através de diversos meios, elas podem. O conteúdo não é construído de um emissor para um receptor, existe a comunicação de “muitos para muitos”. Ferramentas de publicação gratuitas na web como: Youtube, blogs e redes sociais, facilitaram para “leigos” a publicação de algo que seja de interesse de um bom número de pessoas, e isso transformou a forma como se faz comunicação.

A questão da credibilidade é muito importante se tratando dessa nova forma de se fazer jornalismo, não que na maneira tradicional tudo esteja correto, mas nem sempre o que vemos na internet (fruto do jornalismo cidadão) foi resultado de pesquisa e apuração com técnicas jornalísticas. Sendo assim, determinados fatos são proliferados na rede de forma incompleta ou sem sequer terem acontecidos.

A diversidade de visões possíveis para um determinado acontecimento ou assunto é de grande relevância para a colaboração. Partindo da ideia do que é bom para um pode não ser para o outro, abre-se espaço para diversas opiniões e pontos de vista sobre o fato, saindo da média em que os veículos de massa trabalham.

Há, também portais que voluntariamente divulgam notícias a fim de informar, o ‘Jornalismo Cidadão’ é um deles, no site é possível ver a credibilidade da equipe.

  • Texto feito por: Keyla Pereira, Israel Ferrão e Daniele Mello
    4º Semestre
    Jornalismo
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s