Hackathons, Startups e Inovação

A constante evolução no mundo dos negócios, fruto, principalmente, da tecnologia da informação e comunicação, tem exigido das lideranças uma gestão ousada para quebrar paradigmas, resistências culturais e modelos obsoletos de pensamento. As empresas devem buscar se desafiar por meio da inovação, pois disso também depende a sua sustentabilidade. Melhor antecipar transformações do que apenas reagir a elas, certo? E de forma rápida e conectada! Mudar para inovar exige pensamento construtivo, inspiração e compartilhamento. Há, portanto, necessidade de romper barreiras, quebrar os próprios limites, pensar diferente partindo de outros fundamentos. A essência da inovação é rede, é a colisão criativa de ideias e pensamentos. As ações que envolvem quebra de paradigmas e transformações na cultura atraindo pessoas que acreditam e se motivam a realizar um projeto inovador estão cada vez mais presentes em nossa sociedade se apresentando, por exemplo, através das Startups e dos Hackathons.

Daí Você deve estar se perguntando… O que é Startup? Pode deixar que respondemos!

Startup significa o ato de iniciar algo, geralmente está relacionado com companhias e empresas iniciantes de tecnologia e que está à procura de explorar e desenvolver atividades inovadoras no mercado, com alto potencial de crescimento. Startups não são somente empresas de internet. Elas só são mais frequentes na internet porque é bem mais barato criar uma empresa de software do que uma indústria.

Empresas startups são novas no mercado e buscam a inovação em qualquer área ou ramo de atividade. Sabendo que os empreendedores que embarcam nessa nova experiência precisam ter em mente os riscos que podem ocorrer, marcados por um cenário de incertezas. Empreender é arriscado e incerto, o startup é um desafio que se corre que pode apresentar retornos positivos ou negativos, principalmente em sua fase inicial. Porque algumas ideias aparentemente rentáveis podem se revelar inaplicáveis. Mas, existem diversos investidores que buscam por empresas startups para investirem, por isso o empreendimento que desenvolve uma boa ideia inicial possui mais chances de sucesso em encontrar um parceiro para financiar seu projeto.

“O termo startup, para designar empresas recém-criadas e rentáveis, começou a ser popularizado nos anos 1990, quando houve a primeira grande “bolha da internet”. Muitos empreendedores com idéias inovadoras e promissoras, principalmente associadas à tecnologia, encontraram financiamento para os seus projetos, que se mostraram extremamente lucrativos e sustentáveis.

Naquele período, grande parte da explosão de empresas startup surgiu no Vale do Silício (Silicon Valley), uma região da Califórnia, Estados Unidos, de onde saíram empresas como Google, Apple Inc., Facebook, Yahoo!, Microsoft, entre outras.

Todas essas empresas são exemplos de startup que hoje estão fortemente solidificadas e são líderes nos seus setores de atuação no mercado.”Para maiores informações acesse o link: http://www.significados.com.br/startup/
Startup no BRASIL

A Associação Brasileira de Startups (ABStartups), fundada em 2011, é uma organização sem fins lucrativos de representação das startups brasileiras. Com base nos dados disponíveis no site da Associação temos cerca de 3.700 startups e mais de 20.000 empreendedores de todos os estados brasileiros, os mesmos participam de projetos e eventos concentrados em aumentar a competitividade por todo o mundo.

Ranking mercados cadastrados

Baseado no site Business Insider; Conheça as 10 Startups mais estouradas do Brasil, sendo que uma delas está na lista das 100 startups mais valiosas do mundo.

  1. Peixe Urbano (site de compras coletivas)
  2. LikeStore (empresa que viabiliza compras via Facebook)
  3. SambaTech (entrega de vídeos online)
  4. BuscaPé (comparador de preços e dono de uma cadeia de sites de ecommerce)
  5. Baby (ecommerce de artigos infantis)
  6. OQVestir (ecommerce de roupas femininas)
  7. ClickOn (site de compras coletivas)
  8. Shoes4You (site que permite o aluguel de sapatos)
  9. ViajeNet (ferramenta para agendar viagens online)
  10.  Vostu (plataforma de jogos em redes sociais) Em 2011 a Vostu apareceu na lista das 100 startups mais interessantes ocupando o 52º lugar.

E Hackatohns, o que são? O nome causa estranheza mesmo, mas pode ter a certeza que depois de ler esse post você vai sair daqui fluente em “linguagem tecnológica”.

Para começar explicaremos o termo Hackathon, que resulta da combinação de dois outros termos:

  • “Hacker”: diferente do que muitos pensam não se trata de alguém que utiliza das vulnerabilidades de programas e sistemas operacionais para invadir computadores, roubar senhas ou coisas do tipo, e sim de alguém que programa de forma excepcional (exploratória e divertida);
  • “Marathon”: Maratona

Portanto, Hackathon pode ser definido como uma maratona de programação, onde em um período de esforço concentrado programadores, designers, empreendedores e outros interessados dedicam-se ao desenvolvimento de aplicativos, softwares e outros tipos de soluções inovadoras. Nestes eventos podemos encontrar um ambiente descontraído, com público jovem. A durabilidade pode ser de um dia, um final de semana, ou até combinar desafios e competições durando meses.

Como dizem que “a união faz a força”, aqui no Brasil temos no patamar da inovação os “Hackathons de Cidadania”, que estão virando febre. Nestes os programadores se unem para juntos pensarem soluções inovadoras que facilitem a participação cidadã.

Sem título

Em 2014 tivemos como exemplo o “Hackathon de Gênero e Cidadania”, que ocorreu em Brasília, entre os dias 24 e 28 de novembro. Organizado pelo Laboratório Hacker e pela Secretaria da Mulher, o encontro visou a criação de aplicativos que possam contribuir para reduzir a violência contra a mulher e fortalecer as políticas de gênero, teve 165 participantes inscritos e 75 propostas de aplicativos. Os vencedores foram os donos dos projetos “Minha Voz” e Dona Maria”.

 

 

O programa “Minha Voz” foi selecionado entre oito propostas relacionadas ao tema “Violência Contra a Mulher”. Além de mapear os serviços públicos disponíveis para vítimas de violência do sexo feminino, o aplicativo conta com espaços para depoimentos e incentivo a denúncias.

 Já o programa “Dona Maria” foi um dos 11 projetos ligados ao tema “Políticas de Gênero Relacionadas à Participação, Representatividade e Transparência”. O aplicativo visa conscientizar a população sobre as desigualdades de gênero no processo eleitoral, inclusive no que diz respeito ao financiamento de campanhas, e promover uma rede de apoio a candidaturas femininas.

Para maiores informações acesse o link: http://www.ebc.com.br/tecnologia/2014/12/camara-divulga-os-vencedores-do-hackathon-de-genero-e-cidadania

sssss

E não parou por aí, neste ano de 2015 já contamos com o “Hackathon de Cidadania e Empreendedorismo”, que ocorreu em Ilhéus – BA, entre os dias 27 e 29 de Maio. As equipes tiveram como desafio apresentar um projeto contendo o desenvolvimento de uma solução de cidadania ou empreendedorismo, visando seu impacto social, originalidade, utilidade, apelo comercial e tecnologias utilizadas, através da criação de apps, softwares ou soluções tecnológicas. Na categoria Cidadania, foram 3 vencedoras, mas a equipe que ficou em 1º lugar desenvolveu o projeto “Nossa Ilhéus”, que visa os monitoramentos do processo legislativo municipal e do desempenho das atividades dos parlamentares.

Estes encontros, os Hackathons, é que dão origem as Startups. Após a divulgação dos resultados, uma das formas de se premiar a equipe vencedora é com o financiamento do projeto. Para os vencedores do Hackathon de Ilhéus, por exemplo, o financiamento vinha companhado de mentoria para conceituação, validação, estruturação e implantação do negócio no mercado. Desde o branding, comercial, publicidade e marketing.

Como vocês podem perceber esse post aborda muito sobre tecnologia.Tanto Startups, como Hackathons estão completamente relacionados ao meio tecnológico, digital. Por isso, vamos saber agora dos conceituados autores Pierry Lévy e Manuel Castells, o que eles dizem a respeito da comunicação através do digital.

Confiram a nossa seção:

12048533_880036865377832_571407857_n

12026511_890059561078353_1924791952_n

12047633_880036882044497_1171087257_n

Quem disse que não dá pra falar de tecnologia e se divertir ao mesmo tempo? Dá sim! Confiram abaixo algumas tirinhas de humor que tratam dos assuntos abordados aqui.

12042026_880037648711087_1361932021_n

Fonte: mbtecnotrabalho.blogspot.com

12064132_880037692044416_287980432_n

12053407_880037748711077_1519744507_n

12067224_880037768711075_52061005_n

Fonte: http://vidadeprogramador.com.br/

Para finalizar a nossa conversa tecnológica vamos agora conferir vídeos interessantes que abordam sobre os temas aqui tratados, é a nossa seção:

12048929_880036975377821_1765075150_n

Hackaton:

Startup:

Inovação:

Referências:

http://www.significados.com.br/startup/

http://www.abstartups.com.br/

http://www.abstartups.com.br/status

http://exame.abril.com.br/blogs/zeros-e-uns/2011/09/27/as-startups-mais-quentes-do-brasil-e-as-100-mais-valiosas-do-mundo/

http://www.sebraepr.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/Hackathon

http://startupi.com.br/2014/01/inovacao-branding-e-recrutamento-hackathons-podem-ser-uma-excelente-estrategia-para-sua-empresa/

http://nossailheus.org.br/hackathon/

http://nossailheus.org.br/sucesso-google-io-extended-ilheus-2015/

http://nossailheus.org.br/hackatona-cidadania-empreendedorismo/

http://www.ebc.com.br/tecnologia/2014/12/camara-divulga-os-vencedores-do-hackathon-de-genero-e-cidadania

http://www.participa.br/portal/blog/hackathon-de-genero-e-cidadania

http://www.ebc.com.br/tecnologia/2014/11/hackathon-2014-projetos-serao-apresentados-nesta-sexta-feira-28

Esse post foi desenvolvido por: Luana Soares, Roberta Souza e Vanessa Santos, alunas do 7º semestre do curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Estácio da Bahia – Estácio FIB.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s